Associação Cultural e Recreativa de Alburitel

Em 1 de Maio de 1975, um grupo de pessoas da freguesia de Alburitel, na sua maioria jovens, junta-se e cria a Associação Cultural e Recreativa de Alburitel – ACRA.

Aquando da sua fundação, a ACRA tinha um carácter Cultural e Recreativo, tendo no futebol a sua principal actividade, participando durante largos anos em Campeonatos do INATEL e depois nos Campeonatos da Associação Futebol de Santarém – AFS, com equipas de infantis, juvenis e seniores.

Em 1980 são publicados em Diário da República os primeiros Estatutos e “a promoção da Acção Social através da prossecução de fins de Solidariedade Social, nomeadamente no apoio à Infância, Juventude e Terceira Idade”, não sendo o principal é um dos objectivos.

Já com esse objectivo em vista, inicia-se a construção da Sede e, em 21 de Maio de 1989, é inaugurado oficialmente o Centro de Dia da ACRA, tentando responder às necessidades da população Idosa da Freguesia.

A experiência adquirida no Centro de Dia e a tentativa de ir ao encontro do bem-estar do Idoso, levou à criação de Serviço de Apoio Domiciliário, que entra em funcionamento em 1990, sendo pioneiros no Concelho na prestação desse serviço.

No ano de 1993, a ACRA, atendendo mais uma vez às necessidades da população, abre uma nova valência – ATL – Actividades de Tempos Livres, com almoço e lanche, para crianças do primeiro ciclo do ensino básico.

A partir de Julho de 2001,com Protocolo assinado com a Câmara Municipal de Ourém, passou a assegurar o funcionamento do Serviço de Apoio à Família, dirigido às crianças que frequentam o Jardim-de-infância de Alburitel, nomeadamente a Cantina Escolar e o Prolongamento. Actualmente, a ACRA apoia 53 Idosos em Centro de Dia e Apoio Domiciliário e 83 crianças em ATL e SAF, tendo ao seu serviço 22 funcionárias, para as diversas valências.

Em 9 de Novembro de 2001, é feita a Escritura Pública da alteração dos Estatutos, passando a constar neles, como primeiro objectivo, a promoção da Acção Social.

Em declaração no Diário da República – III série, nº260 de 11 de Novembro de 2002, é reconhecida a Associação Cultural e Recreativa de Alburitel como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública, passando a usufruir do estatuto IPSS – Instituição Particular de Solidariedade Social.

Em 9 de Março de 2009, a ACRA concretizou um projecto já há muito ambicionado. Inaugurou a resposta social de Lar de Idosos, através de uma residência adaptada e que alberga 11 utentes.

Em Setembro de 2013, com a abertura do Complexo Escolar Ourém Nascente (freguesias de Alburitel e Seiça) passou a assegurar a componente de prestação de refeições a todas as crianças do Pré-Escolar e do 1º Ciclo e o CATL.